quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Inverno da Alma


★★★★☆
Otimo

Toda edição do Oscar costuma ter um "azarão" ou "patinho feio" na categoria Melhor Filme. Aquele filme bom (e de baixo orçamento, na maioria das vezes) mas não no nível dos favoritos ao prêmio. Ano passado tinha, por exemplo, Educação, e na edição de 2008, Juno. Ainda mais agora que os indicados aumentaram de 5 para 10, as chances desse tipo de filme aumentaram.
O "patinho feio" nesse ano é o drama/thriller Winter's Bone (no original), de Debra Granik, que ganhou vários prêmios nos festivais de filmes independentes e foi indicado ao Oscar.

O filme se passa numa comunidade no interior dos Estados Unidos onde grande parte dos moradores são traficantes ou pessoas envolvidas em outros tipos de ações ilícitas. Com suas próprias regras, códigos de conduta e um sotaque carregadíssimo que mais parece outro idioma, essa comunidade isolada da América como conhecemos é quase uma outra civilização. E é nessa comunidade, que parece parada no tempo, que vive Ree (Jennifer Lawrence, numa atuação incrível), uma adolescente de 17 anos que tem que sustentar seu casal de irmãos pequenos e sua mãe doente. As coisas que já eram difíceis parecem piorar quando o xerife Baskin avisa Ree que o seu pai, preso por fabricar metanfetamina, desapareceu enquanto estava em liberdade condicional e colocou a casa como garantia de fiança. Se Ree não encontrá-lo, eles perderão a casa.
A partir desse momento nós mergulhamos no dia-a-dia dessa comunidade exótica.

Assim como Ree carrega sua família nas costas, Jennifer Lawrence carrega o filme nas suas. Está perfeita em todas as cenas e, com 20 anos, parece não sentir o peso de protagonizar o filme. John Hawkes é outro destaque interpretando Teardrop, o tio de Ree. É um personagem complexo e extramente ambíguo. Mas durante o filme mais de sua história e personalidade vão sendo reveladas. Indicação justa ao Oscar por Ator Coadjuvante.

Apesar da boa história, ótimas atuações e personagens interessantes, Inverno da Alma não consegue empolgar muito, principalmente aos que procuram mais ação em filmes de suspense, por exemplo. Porém, o mistério em torno da busca e do destino do pai de Ree consegue amenizar a carga dramática do filme.

[No post "A Arte Não Muda. Nós Mudamos" abordo novamente o filme.]

Winter's Bone
EUA , 2010 - 100 minutos
Drama / Suspense
Direção: Debra Granik
Roteiro: Anne Rosellini, Debra Granik, Daniel Woodrell (romance)
Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Garret Dillahunt, Lauren SweetserIndicado a: Melhor filme; Roteiro adaptado; Melhor atriz; Melhor ator coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário