sábado, 26 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Cisne Negro


★★★★★
Excelente

Black Swan (no original) nos leva numa viagem inesquecível pela mente atormentada de Nina Sayers - interpretada divinamente por Natalie Portman -, uma bailarina que luta para ser reconhecida na sua companhia de balé. Thomas Leroy (Vincent Cassel), o coreógrafo e diretor da companhia anuncia uma nova versão de O Lago Dos Cines onde uma só bailarina vai interpretar o Cisne Branco e o Cisne Negro. A antiga bailarina principal, intepretada por Winona Ryder, é forçada a se aposentar, abrindo uma concorrência pelo papel principal.
Nina é escolhida para protagonizar o balé, mas com a chegada de Lily (Mila Kunis) ela sente-se ameaçada a perder o papel. Nina é a personificação do Cisne Branco: pura, inocente, frágil. Mas não consegue incorporar o lado "dark" do Cisne Negro. Já a espontânea Lily parece ter o que falta em Nina, e o que o Cisne Negro representa: sensualidade, uma certa ambiguidade, olhar misterioso...

Tendo uma mãe super protetora - chegando a ser opressora - e sendo super retraída, Nina enfrenta pressão de todos os lados e leva ao limite tanto seu corpo como sua mente. A aparência frágil de Nina chama atenção. Fisicamente ou emocionalmente, dá a impressão de que ela vai se quebrar a qualquer momento. E essa fragilidade de Nina vai passando para a fina "casca" que separa a realidade do delírio.

Como muitos já disseram, faço questão de repetir: Cisne Negro não é um filme sobre balé. O balé é apenas uma ferramenta usada pelo diretor para fazer um espetacular ensaio sobre o delírio e o (des) equilíbrio entre o real e imaginário. O filme tem o mérito em levar o espectador à paranóia de Nina, não sabendo o que ela está imaginando e o que realmente está acontecendo. Ficamos tão perdidos quanto a personagem.
Beirando a perfeição em todos os aspectos Cisne Negro é um thriller psicológico que cumpre muito bem o seu objetivo de ser ambíguo, perturbardor e denso. E entre tantos delírios, no final só resta uma realidade: Cisne Negro é uma obra prima.

Black Swan
EUA , 2010 - 108 min.

Suspense
Direção: Darren Aronofsky Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz, John J. McLaughlin Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied, Ksenia Solo, Kristina Anapa
Indicado a: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor atriz; Melhor fototografia; Melhor montagem

Um comentário: